• Duarte Laúndos Costa

    A primeira vez que pegou num camara fotográfica foi para cobrir uma visita de estudo às gravuras rupestres de Foz Côa, no 7º ano. Dessa viagem ficou o espanto de “apanhar” a luz e sombra da pedra, dos montes, do rio.

    No secundário, e graças a alguns professores com “P” grande, pode continuar a aprofundar a descoberta deste medium, e com eles entrou no mundo do cinema através de um workshop dirigido por Abi Feijó, Regina Duarte e Pedro Serrazina, expoentes do cinema da animação em Portugal, com quem colaborou anos mais tarde na Casa da Animação.

    Começou a trabalhar no Curtas de Vila do Conde aos 16, trabalho privilegiado onde os dias eram passados no escuro a descobrir o valor da história, das ideias, e do trabalho árduo de as transformar em filmes. Também fez parte da equipa que concebia as exposições temáticas do festival.

    Ingressou no curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1998, onde continuou a desenvolver as técnicas de fotografia e vídeo, e conclui a licenciatura em 2003.

    Trabalhou simultaneamente no Teatro de Marionetas do Porto e na Areal Editores como produtor audiovisual, fez produção para Tokyo Brodcast System e Casa Brutus, e após uma percurso na produção cenográfica para a companhia de teatro Circolando, ingressou na Alert Life Sciences Computing, SA, integrando a equipa de comunicação que recebeu o Prémio Sena da Silva em 2009 atribuído pelo Centro Português de Design. A descoberta do mundo da comunicação empresarial foi o primeiro passo para que em 2012, tivesse formalizado com Liliana Mendes, uma parceria de trabalho que hoje se apresenta como a Raio Verde e a COSTAMENDES.

  • Liliana Mendes

    Estudou Design Gráfico na Escola Secundária Aurélia de Sousa e licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2004). Nos últimos anos da faculdade também colaborou como ilustradora na revista Op. Foi durante a licenciatura que aprofundou um maior interesse por fotografia. Apesar do primeiro passo no mercado de trabalho ter acontecido na Estamparia Adalberto, onde descobriu o seu fascínio por design têxtil, rapidamente ingressou num percurso que reafirmou os seus interesses na comunicação e que incluíam a fotografia, o vídeo e a escrita. Seis anos na direção de fotografia e vídeo na Alert Life Sciences Computing, juntamente com Duarte Costa, permitiram-lhe aprofundar o seu conhecimento da comunicação empresarial. Neste período também ampliou os seus estudos em fotografia no Instituto Português de Fotografia, assim como em marketing na Universidade do Minho, onde expandiu as competências nas disciplinas do marketing social e comportamento do consumidor. Em 2011 iniciou uma nova etapa que lhe permitiu trabalhar com diversos projetos, como por exemplo a Vice Portugal.

    Reunindo-se novamente com Duarte Costa, iniciaram uma parceria profissional que perdura até aos dias de hoje em frentes distintas, sendo as principais a Raio Verde e a COSTAMENDES.

    Foi formadora na Escola de Moda do Porto na unidade Apresentação e Promoção de Produto e atualmente é formadora de Fotografia de Moda no Instituto de Produção Cultural e Imagem, no Porto. Juntamente com Duarte Costa, também participaram já como formadores no projeto Createx, da ESAD em Matosinhos.